População Brasileira: Uma mistura de povos e culturas
A
composição étnica dos brasileiros é um conteúdo muito importante, pois mostra
aos alunos a diversidade étnica da população nacional e como esse fator
contribuiu para a constituição da nossa
identidade cultural.
É fundamental ao aluno adquirir
conhecimentos básicos para a vida em sociedade e, através do tema, podemos
abordar questões como as diferenças étnicas e culturais de cada indivíduo e
região do nosso país, fazendo um levantamento de nossas origens. Assim o aluno
aprende a valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos
povos e a respeitar as diferenças.
Este
tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural
que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por
desigualdades sócio econômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo
elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças
étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da
diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade
intrínseca, sem qualquer discriminação. A afirmação da diversidade é traço
fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe
permanentemente, tendo a Ética como elemento definidor das relações sociais e interpessoais
(PCN- Pluralidade Cultural, p.121)
OBJETIVO
GERAL: Entender a composição étnica do Brasil e como esse fator contribuiu para
construção da nossa identidade cultural.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Destacar a heterogeneidade dos
habitantes do Brasil e o processo histórico que proporcionou essa grande
miscigenação;
- Observar a vasta diversidade cultural
existente no Brasil;
-promover no
aluno o sentimento de valorização cultural do país;
- Reconhecer e respeitar as
diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida
que a outra.
- Inserir a tecnologia como recurso didático em pesquisa e tratamento da informação
- Inserir a tecnologia como recurso didático em pesquisa e tratamento da informação
CONTEÚDO:
-Geografia: População
Brasileira, mistura de povos e culturas; regionalidade.
- História: Processo Histórico das imigrações
para o Brasil e sua colonização.
- Língua Portuguesa: Análise, interpretação e
produção de texto.
- Matemática: Tratamento da informação:
Tabelas e Gráficos- Tecnologia: Pesquisa em sites, confecção de gráficos, tabelas e cartazes.
METODOLOGIA
1º dia – Iniciarei a aula apresentando o projeto e mostrarei uma figura que contém pessoas de várias etnias diferentes (figura 1) e promover com os alunos uma conversa sobre a figura em questão.
Figura 1 |
Roteiro de perguntas para nortear o assunto:
1. O que vocês observaram na imagem? O que chama a atenção na figura?
2. Todas as pessoas presentes na imagem são iguais?
3. Quais diferenças podem ser observadas?
4. Vocês já imaginaram como seria o mundo se todos nós fossemos iguais?
5. Em algum momento vocês já ouviram o termo “Diversidade”? O que entendem por isso? Após ouvir as respostas dos alunos, e então saber quais são as opiniões e os conhecimentos prévios que eles têm sobre a temática abordada, faremos a leitura e discussão do texto “A diversidade étnica no Brasil” (Anexo1)
Após o estudo do texto pedirei que os alunos façam uma pesquisa sobre sua origem étnica e de seus familiares e tragam para a próxima aula. Será apresentado vídeo sobre diversidade e letra da música contida no vídeo (Inclassificáveis – Arnaldo Antunes)
2º dia – apresentar aos alunos uma
tabela e um gráfico que representam a distribuição da população brasileira por
cor segundo o senso do IBGE do ano de 2010 (anexo 2) e fazer uma discussão com
a classe.
Em
seguida, orientar a turma, no laboratório de informática, a construir uma tabela e um gráfico utilizando
excel, no mesmo esquema dos que foram apresentados, usando os dados da pesquisa
que fizeram em casa para que possamos fazer uma comparação entre os resultados
observados nos dois gráficos.
3º dia - Recordar com os alunos o
que foi estudado nas aulas anteriores e explicar que no Brasil também existe
outro grande tipo de diversidade: a Diversidade Cultural, que existe devido a
grande diversidade de povos que colonizaram o país.
Separar os alunos em 5 grupos e levá-los ao laboratório de informática
para que façam uma pesquisa sobre os diferentes tipos de costumes que existem
no Brasil (estarão disponíveis também jornais e revistas para a pesquisa de
textos e imagens). Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre uma região
(Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste), confeccionar um cartaz digital utilizando o Publish e depois
apresentá-lo para a sala
4° dia – Término da confecção dos
cartazes (caso não tenha dado tempo terminar na aula passada), socialização dos
grupos e discussões sobre o tema (leitura do texto “ A diversidade cultural do
Brasil”, (Anexo 3)
5° dia – Relembrar os conteúdos que
foram estudados e fazer um levantamento com os alunos sobre o que acharam do
projeto. Pedir para que façam uma pequena produção de texto em que deverão
contar sobre as aulas, dizer o que mais gostaram e o que aprenderam com elas.
RECURSOS
A SEREM UTILIZADOS
-
Giz e lousa
-
Cartolina para a confecção dos cartazes
-
Laboratório de informática
-
Textos impressos
-
Produção escrita
AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita durante todo o processo de ensino aprendizagem, por meio de
instrumentos formais (produção escrita sobre o tema) e estratégias informais de
observação das habilidades, competências e conhecimentos construídos pelo
aluno.
Serão
avaliados conteúdos: atitudinais, através da observação dos alunos, de opiniões
emitidas e de suas atuações nas atividades individuais e em grupo;
procedimentais, verificando o desempenho do aluno nos diálogos, debates, fazer
pesquisas, trabalhar em equipe e utilizar instrumentos; conceituais, para
avaliação da aprendizagem dos conceitos e o domínio deles, expresso por meio de
representações por escrito (produção de texto).
REFERÊNCIAS:
BRASIL,
Parâmetros Curriculares Nacionais –
Pluralidade Cultural. Brasília: MEC/SEF, 1997
SAIBA MAIS:
Brasil Escola
DIVERSÃO E APRENDIZADO:
Trilha da África
Jogo dos Cubos